fbpx
dicas manutenção de moto

7 Dicas de manutenção obrigatória para fazer agora na sua Moto

Fazer manutenção na moto é algo muito importante, afinal de contas, se sua moto der problema enquanto estiver se locomovendo, o estrago pode ser grande para sua vida.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares (ABRACICLO), aproximadamente 20% dos acidentes de moto estão relacionados a má manutenção, como freios e pneus, por exemplo.

Não deixe para amanhã e comece agora a seguir as dicas de manutenção que reservamos para você!

1- Troque o óleo regularmente.

O óleo é essencial para a vida útil do motor e todas as trocas devem ser respeitadas rigorosamente, você pode seguir as orientações do fabricante, que estão localizadas no manual. Ou também pode realizar as trocas a cada 1000 km, lembre-se de sempre utilizar óleo de qualidade e realizar as trocas em um profissional qualificado para o serviço.

2- Mantenha os pneus calibrados e em bom estado

Pneus mal calibrados além de aumentar o consumo da moto, é um grande fator de risco para sua segurança, na lateral dos pneus tem a informação do PSI (libra força por polegada) correta para o modelo, no manual da moto também contém a informação. Sempre faça a checagem do TWI (indicador de desgaste) dos pneus, são marcas que estão nos sulcos dos pneus, conforme a imagem abaixo:

3- Não descuide da limpeza da moto.

Sempre mantenha sua moto limpa, o acumulo de poeira, excremento de animais, asfalto, terra e insetos mortos são oxidantes, podendo deteriorar as partes de plástico e enferrujar as partes de ferro da sua moto. Evite utilizar WAP’s para realizar a lavagem da sua moto e prefira os xampus neutros. Nunca lave a sua moto com o motor quente, pode causa rompimento do bloco.

4- Verifique o estado dos cabos.

A maioria dos motociclistas esquecem de realizar a troca preventiva dos cabos do acelerador e embreagem, manutenção barata e que pode evitar um grande problema e até evitar um acidente. Fique ligado!

5- Mantenha a corrente regulada e lubrificada.

Mantenha sua corrente sempre limpa e lubrificada, um ótimo produto para realizar a lubrificação da sua corrente é a graxa branca. Semanalmente lembre-se de passar em sua oficina de confiança para fazer o aperto da corrente, a corrente desregulada causa deterioração prematura do kit de relação da sua moto.

6- Faça uma inspeção diária.

Faça uma verificação rápida antes de sair com a sua moto, pneus, barulho estranho, acionamento dos freios e acelerador. Quando ligar sua moto, não acelere, o motor frio ainda não distribuiu o óleo pelo motor, isso pode causar o rompimento do bloco do seu motor.

7- Respeite os limites da moto e os seus.

Tenha respeito por sua moto, é uma máquina e como toda máquina depende de conhecimento e habilidade para ser manuseada. Se você não sente segurança para realizar uma ultrapassagem por exemplo, siga a razão, é melhor não tentar. Lembre-se, na moto o para-choque é você. Use capacete e respeite os limites de velocidade e bom passeio!

cotação moto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *