fbpx

Como mudar a cor do Carro | Tudo sobre o assunto

O que precisa para mudar a cor do veículo?

Antes de realizar qualquer mudança na pintura da cor do carro, você deve informar, através de requerimento, o DETRAN do seu Estado.

Isto está previsto em lei, especificamente no art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro: “nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”.

No Estado de Santa Catarina (na maioria dos Estados é assim que funciona), o interessado em mudar a cor do carro deverá apresentar no DETRAN, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

  • Requerimento, com indicação da alteração (ou alterações) a ser realizada: clique aqui para acessar o modelo de requerimento. Ou você pode solicitar o requerimento para fazer na hora do atendimento.
  • Documentação de identificação pessoal: pode ser qualquer documento com foto, como CNH, RG, passaporte, carteira de trabalho, etc…
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) original: é aquele documento que é usado para transferência de um veículo para outra pessoa. Caso não tenha o CRV, será necessário solicitar a segunda via deste documento junto ao DETRAN e é cobrado uma taxa para sua emissão.
  • Comprovante de residência, com pelo menos 3 meses
  • Nota Fiscal (para veículos zero km)
  • Laudo de Vistoria de Veículos Automotores

Após dar entrada no requerimento e pagar a respectiva taxa, você deverá aguardar ser liberado para fazer a alteração da cor.

Quando estiver com a liberação em mãos, estará autorizado a ir até a oficina especializada para efetuar a pintura do veículo.

Quando é considerado alteração da cor do carro?

Não é qualquer pintura no carro que é considerado como alteração da cor do carro.

Será considerado como alteração da cor quando você pintar mais do que 50% do conteúdo do carro excluindo a parte envidraçada.

Por este motivo que não tem problema você pintar o teto do carro (que está na moda), por exemplo.

Mas tome cuidado, infelizmente não tem uma definição exata de quando seu carro está com 50% ou menos de alteração da cor, então poderá acabar se incomodando em blitz ou com policiamento local. Por isso é interessante você optar por alterar o documento do carro para “cor fantasia”.

mudar cor carro

O que é cor fantasia no documento?

Existem vários carros por ai que não há como definir exatamente qual a cor predominante do veículo (que possui mais de 50%).

Imagine um carro todo colorido, cada peço do carro de uma cor. Não tem como saber exatamente qual cor predomina.

E aquelas cores que de dia parecem verde e de noite parecem preto? No documento não tem como definir exatamente a cor certa.

Para evitar problemas, o DETRAN criou a cor fantasia, ou seja, seu veículo é considerado como se tivesse uma cor indefinida.

É permitido envelopar veículos?

Sim, é permitido.

Envelopar o carro segue a mesma regra de trocar a cor, ou seja, se envelopar mais de 50% da superfície do carro, terá que fazer toda a burocracia de alteração de documento.

Lembre-se, ao fazer esse tipo de procedimento procure um especialista referenciado na área, pois envelopar o veículo costuma dar muita dor de cabeça se feito com material de má qualidade e profissional não experiente.

Quanto tempo dura o envelopamento de um carro?

A média de duração é de até 7 anos.

Esse tempo pode ser menor a depender da qualidade do produto usado, exposição ao sol e o tempo, etc…

O que acontece se eu não regularizar a mudança de cor?

Você estará infringindo uma lei de trânsito, mais especificamente o art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro.

Isso acarretará em uma multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira.

Buscamos detalhar tudo sobre o assunto exemplificando o Estado de Santa Catarina, porém essas partes burocráticas se aplica a todo o território nacional, o que poderá variar são os valores das taxas.

Caso tenha gostado do artigo, compartilhe com seus amigos, se foi útil pra você, poderá ser útil pra muito mais pessoas.

cotar seguro de carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *